O contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas em adivinhas da nossa infância ou nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a poesia vai se perdendo com o passar dos anos, acreditamos, porém, que a escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação com a poesia aconteça concretamente, permitindo ao aluno, conhecer autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições de escrever poesias com autonomia.
Conteúdos:
-
trabalhar a fala, a
leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas,
análises, interpretações, exposição de idéias, composições,
reescrita e reestruturação;
- teoria das cores: primárias/ secundárias, quente/ fria;
- estudo da linha;
- forma orgânica;
- leitura da imagem.
Etapas:
1º - Discutir sobre
poesia, procurando saber se os alunos conheciam alguns poemas, se
apreciavam e como tiveram acesso;
2º - ler poesias de
diversos autores na Sala informatizada e Biblioteca;
3º - estudo aprofundado
sobre o autor Vinicius de Moraes, produção texto sobre
sua biografia e interpretação de várias obras de sua autoria;
4º -
realizaram uma saída
de estudos à Biblioteca Pública de Joinville, e conheceram o poeta
joinvilense Marinaldo de Silva e Silva no Projeto Leitura na Garrafa,
com o livro POESIAS PARA CRIANÇAS QUANDO FICAREM ADULTAS, conheceram
sua biografia, leram as poesias e em grupos, as interpretaram através
de desenhos e socializaram a poesia e sua interpretação para o
grande grupo;
5º - produção de poemas;
6º - intervenção artística em garrafas e caixas de
pizza que serão utilizadas como suporte para as poesias de
Marinaldo, Vinícius de Moraes e também para suas próprias poesias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário